quinta-feira, 26 de agosto de 2010
INSTALANDO PLACA DE VÍDEO NVIDIA NO GNU/LINUX FEDORA
MANEIRA 1
1- Baixe a versão do driver da sua placa NVIDIA: http://www.nvidia.org
2- entre no modo init 3 ( digitando init 3 na shell como root)
3- de o comando ./NVIDIA-Linux-x86-1.x-X-pkg1.run , vai ser perguntado se vc quer acessar a internet para baixar um driver mais novo, é so colocar não. Ele vai instalar e para na tela de finalização.
4- Vá ate seu arquivo ( #vim /etc/X11/xorg.conf ) deixe dessa forma que esta aqui:
Section “Device”
Identifier “Videocard0″
Driver “nvidia” ( aqui geralmente tem escrito “nv” mude para nvidia )
VendorName “Videocard vendor”
BoardName “NVIDIA GeForce 6600 GT” #coloque aqui a versão do driver da NVIDIA
EndSection
5- Apague essa linha:
Load “dri” (no meu xorg nao tinha essa dri, se tiver no seu apague)
Load “GLCore” ( apague também )
6- Salve o arquivo com o comando:
:wq ou SHIFT+zz
7- De o comando init 5 ( para ir para o modo gráfico )
8- Logue no sistema
9- Vá ate uma proteção de tela que use o OPENGL e teste
10- agora só alegria.
OBS: É necessário ter instalado os seguintes pacotes: gcc(compilador C), make, source-kernel-2.6.X(versão do kernel da distro)
MANEIRA 2
Outra maneira de instalar o driver da NVIDIA é através do pacote kmod-nvidia disponíveis nos repositórios do rpmfusion
Primeiro adicione os repositórios do rpmfusion instalando o rpmfusion-free e o rpmfusion-nonfree em /etc/yum.conf
#rpm -Uvh http://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-stable.noarch.rpm
#rpm -Uvh http://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-stable.noarch.rpm
Instale o kernel mais recente:
#yum install kernel
Ao voltar digite exatamente como abaixo (se quiser copie e dê ctrl+shift+v no terminal):
#mv /boot/initramfs-$(uname -r).img /boot/initramfs-$(uname -r)-nouveau.img
#dracut /boot/initramfs-$(uname -r).img $(uname -r)
Os comandos acima têm a finalidade de impedir conflitos com outro driver da nvidia (o nouveau).
Agora diminua a segurança do SELinux para permitir a inicialização do driver
#setsebool -P allow_execstack on
Finalmente instale o driver:#yum install kmod-nvidia
Esse comando vai instalar o driver de aceleração 3D para o kernel mais recente e para grande parte dos chips nvidia.
Agora reinicie e vamos testar para ver se deu certo.
Instale o compiz mais recente: #yum install compiz-fusion
Feito.
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Criando sources.list no GNU/Linux Debian
Acesse o site: http://debgen.simplylinux.ch/index.php
selecione o país, versão e os repositórios que deseja ter no arquivo sources.list. Depois irá gerar o arquivo sources.list conforme você escolheu, só copiar e colar em /etc/sources.list.
Feito.
domingo, 22 de agosto de 2010
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Revista Espírito Livre - nº 14
Empresas, gravadoras, gráficas e outros querem nos fazer acreditar que ao compartilharmos livros, músicas, filmes e outras coisas, nos equiparamos ao mesmo nível de criminosos. Mas será que é realmente assim? Muito interessante conhecer a opinião de profissionais sobre o assunto.
Também, traz um pouco de como foi o FLISOL em várias cidades, um outro assunto interessante, é o exemplo do apache como "gestão" e em como manter um projeto livre de sucesso. Enfim, são muitas e muitas novidades, assuntos que valem a pena serem absorvidos, boa leitura à todos. Aqui o compartilhamento é essencial e muito bem vindo, baixe a sua já.

quarta-feira, 5 de maio de 2010
Linux Day - FATEC Jundiaí
No dia 29 de Maio (sábado) estará acontecendo o Linux Day na FATEC de Jundiaí. Teremos várias palestras interessantes, Install fest e a participação de vários integrantes da comunidade de Software Livre de Jundiaí e região.
Mais informações no site do evento.
O evento será aberto à comunidade, e contamos com a participação de todos.

terça-feira, 4 de maio de 2010
4 de Maio - Dia contra o DRM
O DRM (Digital Restrictions Management) consiste em restringir a difusão por cópia de conteúdos digitais ao mesmo tempo em que se assegura e administra os direitos autorais e suas marcas registradas, pelo ângulo do proprietário dos direitos autorais.
O objetivo do DRM é poder parametrizar e controlar um determinado conteúdo de maneira mais restrita.
Atualmente é possível personalizar o varejo da difusão de um determinado arquivo comercializado, como por exemplo o número de vezes em que esse arquivo pode ser aberto ou a duração da validade desse arquivo.
Essa gestão aplica-se somente aos meios digitais. O conteúdo digital tem ganhado popularidade sobre o conteúdo analógico por dois motivos; o primeiro deve-se ao fato das vantagens técnicas associadas com sua produção, reprodução e manipulação e o segundo porque na maioria das vezes a qualidade é superior em relação ao analógico. Desde o nascimento dos computadores pessoais, os arquivos de conteúdo digital tornaram-se um meio fácil de fazer cópias de modo ilimitado sem aparecer qualquer perda na qualidade das cópias subseqüentes. Muito conteúdo analógico perde qualidade com cada geração copiada e freqüentemente durante seu uso normal. A popularidade da Internet e das ferramentas para compartilhar arquivos simplificou a distribuição de conteúdo digital.
A disponibilidade de múltiplas cópias perfeitas de material abrangido por direitos de autor foi percebido pela indústria como um golpe a sua viabilidade e custeio, em especial dentro da indústria fonográfica, cinematográfica e dos jogos eletrônicos. Aqueles que publicam material digital têm típicos modelos de negócios que recaem na habilidade de obter lucro por cada cópia feita do trabalho digital, e algumas vezes por cada execução daquele material. O DRM foi criado e planejado por essas empresas e indivíduos, ainda oferecendo o conteúdo digital, mas com medidas para permitir o controle da duplicação e disseminação de seu conteúdo.
Existem diferentes mecanismos de DRM, planejados por empresas diferentes, mas, no geral, todos têm em comum algumas características: detectam quem acessa cada obra, quando e sob quais condições, e reportam essa informação ao provedor da obra; autorizam ou negam da maneira irrefutável o acesso a obra, de acordo com as condições que podem ser alteradas unilateralmente pelo provedor da obra; quando autorizam o acesso, fazem-no sob condições restritivas que são fixadas unilateralmente pelo provedor da obra, independentemente dos direitos que a lei fornece ao autor ou ao público.
Um exemplo dessa tecnologia é a Microsoft, que possui
Portanto, o DRM é o maior risco a liberdade da atualidade. Por isso, no dia 4 de maio, levante-se e combata o DRM!
"DRM ataca sua liberdade
Richard Stallman
Fonte:
http://softwarelivre.org/portal/governos/4-de-maio-dia-contra-o-drm
http://www.fsf.org/news/may-4-day-against-drm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_de_direitos_digitais
http://www.youtube.com/watch?v=ryXDhXqR-SE&feature=player_embedded
http://www.baixaki.com.br/info/3023-o-que-e-drm-.htm
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Dica - Não acredite em promessas
Muitas empresas entendem essa necessidade e apoiam realmente o software livre, outras fingem muito bem. Aurélio A. Heckert, abordou a questão de empresas que prometem apoio, desde que não "não pisem no seu calo" , vale a pena a leitura, compartilhar e divulgar.
Não acredite em promessas
E o Stallman já tinha avisado :-P
