sábado, 28 de fevereiro de 2009

Bem vindos ao mundo da tecnologia e do Open Source

Bem vindos a mais uma fonte de informação tecnológica,. Compartilharemos conhecimento de uma forma simples, direta e interessante, prestando ajuda a todos. Serão apresentados assuntos referente a tecnologia em geral, mas com uma atenção especial ao Open Source. E para começarmos bem, nada melhor do que entender sobre esse mundo, sobre essa “revolução silenciosa e digital” que estamos presenciando e participando. Bem, vamos entender o que é esse Open Source. Como o próprio termo traduzido mostra, o “código aberto”, também conhecido como “Software Livre”, é aquele que respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation. Liberdades estas que são:
1ª liberdade:
A liberdade de executar o software, para qualquer uso.
2ª liberdade:
A liberdade de estudar o funcionamento de um programa e de adaptá-lo às suas necessidades.
3ª liberdade:
A liberdade de redistribuir cópias.
4ª liberdade:
A liberdade de melhorar o programa e de tornar as modificações públicas de modo que a comunidade inteira beneficie da melhoria.

Hoje, seguindo esse conceito, temos diversos softwares que se enquadram nessa filosofia. Dentre os mais comuns, estão os Sistemas Operacionais GNU Linux. Neste sistema, o componente do kernel é o Linux. O restante do sistema consiste de outros programas, muitos dos quais escritos por, ou para, o GNU Project. Como o kernel sozinho não forma um sistema operativo utilizável, é preferível utilizar o termo “GNU/Linux” para nos referirmos aos sistemas a que muitas pessoas vulgarmente chamam de “Linux”. Esse nome, Linux, surgiu da junção de Linus (Linus Benedict Torvalds, originalmente o criador do kernel) e Unix ( um sistema operativo modelo para o Linux).

O melhor do GNU Linux, é o fato de ninguém tê-lo como propriedade, ao contrário, muito do seu desenvolvimento é feito por voluntários não pagos. Isso proporciona uma liberdade também para os usuários, pois esse desenvolvimento compartilhado, contribuiu para o que chamamos de “Distribuições”, que é um pacote com uma versão atual do Kernel, junto com um grande número de programas, um instalador, ferramentas de configuração, etc. As distribuições variam de pequenos conjuntos de programas, destinados a alguma aplicação específica, até um sistema completo com vários CDs, destinados ao uso geral. E felizmente existem várias delas.

O Linux já é muito usado no mercado de servidores, e está cada vez mais presente para usuários domésticos. A visão de complexo e restrito a profissionais, está dando lugar as verdadeiras vantagens, como segurança, estabilidade, acessibilidade, dentre outras. E a cada dia, tende a crescer ainda mais.

Embora provavelmente a forma mais fácil de obter o Linux seja através dos CDs distribuídos como brinde em diversas revistas, o jeito mais fácil de obter sua cópia sem desembolsar nada a mais é através do download de imagens ISO, que são arquivos trazendo o conteúdo completo de um sistema, prontos para serem gravados em um CD, permitindo assim que você obtenha cópias idênticas de um CD original. Agora é só aproveitar essa oportunidade, usar e contribuir.


Um comentário: