terça-feira, 19 de outubro de 2010

19 de Outubro, dia do profissional de TI, mas o que realmente isso quer dizer?

É isso aí, hoje, dia 19 de Outubro, é dia do profissional de TI, aquele cara que, por algum motivo, as pessoas acham que não dorme, não come e não tem vida social, que vive apenas atrás de um computador, e que logicamente, vai amaaaarrr ser incomodado a todo instante porque seu computador está sem som, quando você só precisa aumentar o volume, ou está sem internet, quando ligar o modem já seria um bom começo. Ahh e um detalhe importante, pra que dinheiro?? Somos amigos, fazemos tudo na camaradagem. ;-)
Detalhes à parte – gostaria de escrever “brincadeiras à parte”, mas essa introdução não foi brincadeira, acontece com mais regularidade do que você imagina – os profissionais de tecnologia são essenciais para o bom funcionamento dos sistemas presentes em nosso planeta. Hoje, tudo está ligado a alguma máquina, o tempo todo somos bombardeados por lançamentos e desenvolvimentos tecnológicos.
Mas ainda há muita confusão quando vamos descrever o que realmente fazemos, há diversos segmentos na área de informática, que pode até mesmo ser uma surpresa para quem não convive diretamente com esses profissionais. Vamos conhecer algumas das opções de carreira para quem deseja ingressar nesse mercado:

Técnico em Informática: Essa nomenclatura causa bastante polêmica, um técnico em informática é só realmente quem faz apenas curso técnico ou tecnólogo? É quem cuida mais da parte física como manutenção? Quando fiz curso técnico, o nome do curso era “ Técnico em informática ”, mas na verdade, se tratava de um curso de programação, o que causou uma surpresa em muitos. Esse termo, técnico em informática, acabou sendo generalizado para várias áreas, porque aparentemente fica mais fácil para, ao menos, imaginar do que se trata, e normalmente, um técnico em informática realmente cuida de vários setores. Nas definições de certos cursos, dão a seguinte descrição: “O técnico em Informática desenvolve sistemas através de análise e programação, projeta, configura e instala redes, projeta e confecciona trabalhos ... e páginas para Internet. ” ( Unitau http://www.unitau.br/colegio-unitau/educacao-profissional/tecnico-em-informatica )

Programador: Um programador ou desenvolvedor de software refere-se a alguém que faz desenvolvimento ou manutenção de softwares. É considerado um dos cargos mais importantes da informática por criarem programas que a comunidade necessita.

Alguns tipos de programadores:

Engenheiro de Software: São considerados programadores universais pois são especializados em diversas áreas, sendo considerados por alguns como Hackers pelo seu vasto conhecimento em todas as áreas abrangentes à modelagem e à construção de uma aplicação ou sistema.
Desenvolvedor Web: É o programador Web, encarregado pelo desenvolvimento de sites e sistemas para Web, com conhecimentos nas mais diversas linguagens para este fim, tais como HTML, C#, Java, PHP, etc...
Analista de Segurança: É um programador que geralmente faz programas para redes ou testa vulnerabilidades de sistemas e realiza teste de software especializado, para ver se há existência de vulnerabilidades. Muitos são "White Hackers", ou seja, hackers especializados em quebrar segurança de empresas, que aceitam trabalhar para as mesmas para descobrir e eliminar vulnerabilidades nas suas redes.

DBA: Um DBA (DataBase Administrator) tem a função de administrar um servidor de banco de dados, planejar todas as etapas de criação, manutenção, atualização e utilização de um Banco de Dados, organizar sua estrutura física e a correta utilização de seus acessos e usuários, dirigir os processos de segurança de acesso ao Banco de Dados e finalmente e controlar o Banco de Dados.

Gerente de Projetos: O papel gerente de projeto aloca recursos, ajusta as prioridades, coordena interações com clientes e usuários e geralmente mantém a equipe do projeto concentrada na meta certa. O gerente de projeto também estabelece um conjunto de práticas que garantem a integridade e a qualidade dos artefatos do projeto. ( http://www.wthreex.com/rup/process/workers/wk_projm.htm )

Administrador de Rede: O Administrador de Rede tem como atribuição principal o gerenciamento da rede local, bem como dos recursos computacionais relacionados direta ou indiretamente. ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Administrador_de_rede )

Essas profissões apresentadas são apenas algumas das muitas opções que o mercado relacionado a tecnologia oferece. Junto com elas, ainda há um leque enorme de possibilidades. Portanto, nesse dia do profissional de informática, vale a pena investir na pesquisa do que realmente trata esse segmento.



fonte: http://vidadesuporte.com.br/page/11/

Nenhum comentário:

Postar um comentário